Vitamina C Espaã±Ol
Vitamina C Espaã±Ol
Vitamina C: auxilia nos exercícios, na testosterona e melhora a imunidade
O ácido ascórbico está cada vez mais presente na alimentação de atletas e adeptos de treinamentos físicos. Benefícios vão até o suporte para a recuperação de atletas
Ácido Ascórbico: encontrada em legumes, verduras e frutas, (Foto: Getty Images)
Treinar, malhar, correr e pedalar. Praticantes de atividades físicas precisam consumir mais calorias e demandam por maiores quantidades de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Nesse sentido, cresce o número de praticantes de atividades físicas, de amadores a profissionais, que regram o uso de vitaminas de forma natural e que fazem uso de suplementos alimentares. Um destes é a vitamina C, 'queridinha' das academias.
A vitamina C (ácido ascórbico) pertence ao grupo classificado como hidrossolúveis, ou seja, solúveis em água. Não é produzida pelo corpo humano, por isso deve estar presente nos alimentos ingeridos. O ácido ascórbico é essencial, porque não é possível sintetizá-la ou armazená-la.
Ela pode ser encontrada nos alimentos, principalmente nos cítricos. As principais fontes são:
Frutas, geralmente cítricas: abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju e morangos.
Legumes e verduras: pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, tomate, brotos de verduras, agrião e alface.
Frutas Vitamina C eu atleta (Foto: Reprodução)
Segundo a nutricionista Carolina Martins, uma das principais funções da vitamina C é a hidroxilação dos aminoácidos prolina e lisina para formar o colágeno, vital para o crescimento e manutenção dos ossos, dentes, gengivas, articulações, ligamentos, tendões e vasos sanguíneos, assim como para "soldar" fraturas e cicatrizar feridas e queimaduras.
- Nos atletas ajuda a evitar as lesões, facilitando a cura de forma natural. Outro fator importância para praticante de esportes regularmente é o seu envolvimento no estado de ferro, já que o ácido ascórbico promove a absorção deste mineral, essencial para a correta oxigenação dos tecidos - disse Carolina.
Outro papel da badalada vitamina C é quanto a participação na formação e liberação dos hormônios esteroides, incluindo o hormônio mais anabólico: a testosterona.
musculoso musculação (Foto: Getty Image)
A vitamina C estimula o sistema imunológico, e também atua como um poderoso antioxidante. Ambos importantes para os atletas, uma vez que um elevado nível de autodefesa impede certas doenças como resfriados e outras infecções e facilita também uma melhor recuperação. A ação antioxidante que protege contra radicais livres, também é benéfica devido ao fato de que o exercício físico aumenta a produção de radicais livres com a combustão de oxigênio. Os antioxidantes também desempenham um papel importante na prevenção e recuperação de lesões, devido à influência dos radicais livres no processo de inflamação.
As doses adequadas de antioxidantes ajudam na recuperação dos processos inflamatórios pós-traumáticos e no momento de aliviar pequenas lesões, os atletas expõem, constantemente, o organismo ao estresse causado pela atividade física intensa. Esse estresse é similar ao ocasionado por doença e pode enfraquecer o sistema imunológico.
04
Musculação: dose recomendada
A nutricionista afirma que a Dose Recomendada de Vitamina C para que atletas de musculação e fisiculturistas possam ingerir e cerca de 1 até 3g de vitamina C, ministradas em doses pré e pós-treino e também ao decorrer do dia, devido à atividade intensa que praticam. A dose recomendada para os não atletas varia entre 60mg a 1g/dia.
Source: http://ge.globo.com/rr/noticia/2016/01/vitamina-c-auxilia-nos-exercicios-na-testosterona-e-na-baixa-da-imunidade.html
Tidak ada komentar:
Posting Komentar